O Grupo de Pesquisa da UNESP em Cannabis Medicinal é formado pelos Laboratórios de Farmacognosia e de Botânica do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Araraquara-SP (Brasil), uma instituição pública com mais de 100 anos e reconhecida como uma das melhores e maiores universidades do Brasil e da América Latina.
O grupo é coordenado pelo Professor Dr. André Gonzaga dos Santos, farmacêutico e doutor em Química, que atua no Laboratório de Farmacognosia da FCF-UNESP desde 2009 e que possui experiência no estudo de plantas medicinais desde 1998, desenvolvendo pesquisa com extração, purificação e identificação de substâncias com atividades farmacológicas, controle de qualidade e padronização dos processos envolvidos na cadeia produtiva de fitoterápicos.
O Professor Dr. Luis Vitor Silva do Sacramento, também coordenador do grupo, é engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, sendo o responsável pelo Laboratório de Botânica da FCF-Unesp, e tem ampla experiência na identificação botânica macroscópica e microscópica de plantas medicinais e drogas vegetais, bem como em aspectos agronômicos relacionados ao cultivo de plantas medicinais e na produção de drogas vegetais.
O pesquisador (pós-doutorando) Dr. Flávio Alexandre Carvalho, farmacêutico e doutor em Ciências Farmacêuticas, e o técnico e mestrando Caio Humberto Perego estão vinculados ao Laboratório de Farmacognosia, onde realizam pesquisas na mesma área há cerca de 10 anos.
Os pesquisadores da UNESP envolvidos na parceria com o Grupo AFA S. A., atuam em pesquisas relacionadas a cannabis medicinal desde o início de 2019.
Nestes seis anos de experiência, adquiriram amplo conhecimento em processos e métodos de análise relacionados à cadeia produtiva da cannabis que, juntamente com a experiência prévia sobre outras plantas medicinais, os habilitam a fornecer as informações ao Grupo AFA sobre todos os processos envolvidos nesta cadeia.
O grupo de pesquisa da UNESP já orientou dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso de alunos de graduação e estágios supervisionados em pesquisa com a Cannabis sativa L.
Atualmente o Prof. André orienta um estudante de doutorado, um de mestrado, três estagíários do curso de Farmácia e um pós-doutorando em projetos que estudam processos da cadeia produtiva da Cannabis Medicinal.